top of page
  • Foto do escritorAmanda Batistella Kunzler

Gastos: custos, despesas, investimentos ou perdas?



Você já ouviu falar neles? Em um primeiro momento, se parecem, certo? Porém são bem diferentes! As conceituações podem parecer relevantes apenas para iniciantes, mas vão muito além.


GASTOS: São todos os desembolsos da sua empresa, ou seja, tudo o que sai do caixa. Isso significa que investimento é um gasto, assim como uma despesa também é um gasto. Então, quando estamos falando em gastos estamos falando de: custos, despesas, perdas e investimentos.


CUSTOS: Tipo de gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. O custo varia de acordo com a quantidade de produção.


DESPESAS: As despesas englobam todos os gastos para manter o funcionamento da estrutura mínima. São valores investidos na área comercial, administrativo, marketing, recursos humanos. As despesas não têm ligação direta com a produção de novos itens que serão vendidos pela empresa.


INVESTIMENTOS: Todo o dinheiro que sai da empresa com a expectativa de aumentar os lucros é um investimento. São gastos em bens ou serviços com expectativa de geração de benefícios futuros. Exemplos: compra de máquinas para aumentar a produção, cursos para capacitar funcionários, etc.


PERDAS: As perdas são gastos imprevistos que não trazem retorno algum para a empresa. Quando acontecem problemas nos computadores ou produtos vencidos no estoque, por exemplo, são situações em que sempre há desperdício de dinheiro.


O futuro financeiro e econômico de uma empresa pode ser afetado significativamente por uma decisão de gastos tomada de forma incorreta. Para isso é necessário mitigar os riscos das decisões, para que no futuro não tenhamos surpresa com gastos inesperados!

E tem mais: Não é só para as empresas que estes conceitos são válidos. No dia-a-dia, eles ajudam a aplicar o próprio dinheiro de forma mais adequada: se é naquele curso que tanto precisamos ou naquela peça de roupa da moda que tanto queremos!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page