Você já ouviu falar neles? Em um primeiro momento, se parecem, certo? Porém são bem diferentes! As conceituações podem parecer relevantes apenas para iniciantes, mas vão muito além.
GASTOS: São todos os desembolsos da sua empresa, ou seja, tudo o que sai do caixa. Isso significa que investimento é um gasto, assim como uma despesa também é um gasto. Então, quando estamos falando em gastos estamos falando de: custos, despesas, perdas e investimentos.
CUSTOS: Tipo de gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. O custo varia de acordo com a quantidade de produção.
DESPESAS: As despesas englobam todos os gastos para manter o funcionamento da estrutura mínima. São valores investidos na área comercial, administrativo, marketing, recursos humanos. As despesas não têm ligação direta com a produção de novos itens que serão vendidos pela empresa.
INVESTIMENTOS: Todo o dinheiro que sai da empresa com a expectativa de aumentar os lucros é um investimento. São gastos em bens ou serviços com expectativa de geração de benefícios futuros. Exemplos: compra de máquinas para aumentar a produção, cursos para capacitar funcionários, etc.
PERDAS: As perdas são gastos imprevistos que não trazem retorno algum para a empresa. Quando acontecem problemas nos computadores ou produtos vencidos no estoque, por exemplo, são situações em que sempre há desperdício de dinheiro.
O futuro financeiro e econômico de uma empresa pode ser afetado significativamente por uma decisão de gastos tomada de forma incorreta. Para isso é necessário mitigar os riscos das decisões, para que no futuro não tenhamos surpresa com gastos inesperados!
E tem mais: Não é só para as empresas que estes conceitos são válidos. No dia-a-dia, eles ajudam a aplicar o próprio dinheiro de forma mais adequada: se é naquele curso que tanto precisamos ou naquela peça de roupa da moda que tanto queremos!
תגובות