top of page
  • Foto do escritorAmanda Batistella Kunzler

O que é planejamento tributário?


O planejamento tributário visa a eficiência tributária para garantir legalmente que a empresa não seja castigada pela tributação. As empresas têm até 31 de janeiro de cada ano para decidir se irão manter ou trocar o regime tributário.


Com isso, são comuns os questionamentos: será que minha empresa está no regime tributário correto? Qual o melhor regime tributário: Simples Nacional? Lucro Presumido? Ou Lucro Real?


Simples Nacional: É um regime tributário facilitado e simplificado para micro e pequenas empresas. Ele permite o recolhimento de vários tributos federais, estaduais e municipais em uma única guia. Entretanto, não é toda a empresa que pode optar pelo Simples, já que existem alguns requisitos previstos em lei.


Lucro Presumido: Qualquer empresa pode se cadastrar neste enquadramento tributário. A apuração do IRPJ e da CSLL tem uma base de cálculo presumida pela legislação com uma margem de lucro específica que muda de acordo com a atividade da sua empresa. No entanto, o faturamento anual neste regime tributário não pode ser superior a R$ 78 milhões.


Lucro real: É um regime obrigatório para empresas que exercem determinada atividade ou com faturamento superior a R$ 78 milhões. O lucro real é o regime tributário em que a tributação é calculada sobre o lucro líquido do período de apuração, considerando valores a adicionar ou descontar conforme as compensações permitidas pela lei.


Você já utiliza a melhor forma de tributação para o seu negócio? Fale conosco e venha esclarecer todas as suas dúvidas!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page