Inventário de estoque


No final de cada ano as empresas devem inventariar seus estoques de matérias primas, produtos acabados e em elaboração, serviços em andamento e mercadorias para revenda.


Estes dados devem ser escriturados nos informativos estaduais específicos para as empresas contribuintes do ICMS. Já no que tange ao governo federal, o envio do inventário para a Receita Federal é obrigatório e permite identificar possíveis omissões de entradas e de saídas que possam caracterizar sonegação fiscal.


Por esta razão, o planejamento tributário impactará também na gestão do estoque, através da necessidade de apuração conforme o regime tributário optado, podendo ser feito mensal ou trimestralmente.


Além de servir como informação fiscal, o inventário de estoque é fundamental para a gestão e controle da empresa. Afinal, um estoque mal controlado gera diversos riscos para o negócio, como por exemplo, riscos de roubo, produtos vencidos, compras desnecessárias, etc.


É necessário e importante inventariar o estoque! Utilize mecanismos de controle que irão auxiliar a sua gestão o ano inteiro!

CONTATO
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • whatsapp-256
ENDEREÇO
ATENDIMENTO

Email: faleconosco@escritoriokunzler.com.br
Tel: (54) 3385-2020

Escritório Contábil Kunzler

Rua Rui Barbosa 90, Centro

Tapera - RS

Seg - Sex:   8:00 - 11:45

​​                    13:30 - 17:30

​Sáb - Dom: Fechado