Departamento Pessoal
Departamento Legal
Departamento Fiscal
Departamento Contábil
Facilitador Contábil
Jurisprudência
Impostos em Atraso
Modelos de Documentos
Certidões Negativas
Secretaria Fazenda RS
Ministério do Trabalho
Receita Federal
Previdência Social
SINTEGRA
SIMPLES
Legislao Federal
Legislao Municipal
Legisl. Previdenciria
Agenda Tributria
Hora Oficial
 
 
 


NOTÍCIAS

Projeto para acabar com multa de 40% do FGTS das domésticas passa pelo Senado
19 de outubro de 2009

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou na última quarta-feira ((14) um projeto de lei que elimina a multa de 40% do FGTS das domésticas em caso de demissão sem justa causa. A proposta agora segue para votação na Câmara dos Deputados.

Para Mário Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal, a lei atual é incoerente. “Se o empregador que opta em depositar o fundo de garantia demite a empregada, ele tem que pagar uma multa. Eu vou dar um benefício e vou ser punido. O objetivo desse projeto é eliminar essa incoerência”, diz.

A advogada e presidente Sindicato dos Empregadores Domésticos do Estado de São Paulo, Margareth Galvão, afirma que isenção da multa é importante para os empregadores. Ela também defende que a alíquota do salário seja reduzida.

“Eu acho que de 2% a 3% o empregador poderá pensar nessa possibilidade e não 8% como é hoje. Se amanhã vier a ser obrigatório, vai gerar mais encargos nos ombros dos do patrão”, declara a advogada.

Fonte: Folha Online